A grande notícia da gestação foi constatada e a rotina da futura mamãe mudará com ultrassons na gravidez, avaliações físicas e outros exames durante os nove meses. O acompanhamento pré-natal permite cuidar da saúde da mulher e do bem-estar de seu bebê, evitando diversas doenças e complicações que podem trazer inclusive o parto prematuro e o aborto.
Segundo o Ministério da Saúde, recomenda-se que a gestante visite o ginecologista obstetra, no mínimo, seis vezes até o parto. Claro que isso dependerá de cada profissional e de como a gestação evolui. Neste bate papo, o médico indicará os exames obrigatórios a cada fase e esclarecerá dúvidas sobre o novo integrante da família.
QUANDO FAZER O ULTRASSOM
Qual mamãe não deseja saber como seu bebê está, o sexo e como é o seu rostinho? Para acabar com a ansiedade da família, todas essas dúvidas poderão ser respondidas com a ajuda de quatro ultrassons principais.
Logo no início da gestação, entre 5 e 8 semanas, normalmente o ultrassom verifica quantos bebês estão se desenvolvendo e, a partir da 6ª semana, já é possível ouvir o coração. Outro ponto é se a criança está se desenvolvendo no útero ou nas trompas.
Já no segundo, o chamado ultrassom morfológico, que deve ser feito entre 11 semanas e 13 semanas e 6 dias. Nele se mede a região da nuca do bebê para rastrear alterações genéticas como a Síndrome de Down, por exemplo.
O sexo da criança pode ser determinado a partir da 16ª semana de gravidez. Neste caso, se os papais conseguirem aguardar até o terceiro ultrassom morfológico, entre 20 e 24 semanas, é nele que é verificado o sexo com mais certeza, risco de má formação e de doença genética, condições da placenta e do líquido amniótico.
O ultrassom transvaginal é solicitado também como um complemento para a avaliação do médico, possibilitando medir com exatidão o colo do útero. Desse modo é possível identificar se há risco de parto prematuro. Quanto mais curto é o colo do útero, maior a chance do bebê nascer antes do previsto.
O quarto ultrassom, entre 28 e 32 semanas, chamado de obstétrico, verifica o crescimento e o peso do bebê, funcionamento e localização da placenta, além de revisar a morfologia, ou seja, está chegando a hora!
Os papais curiosos para conhecerem o rostinho do bebê antes mesmo de nascer, podem recorrer aos ultrassons 3D e 4D. Eles mostram em detalhes o corpo da criança com mais nitidez e feições bem definidas, mas claro, é sempre bom lembrar que os ultrassons normais são imprescindíveis!
ONDE FAZER ULTRASSONS NA GRAVIDEZ
A emoção é grande e a ansiedade é maior ainda, né, mamãe? Então é muito considerável ressaltar a importância dos exames e ultrassons para garantir uma gravidez saudável, tanto para você quanto para o futuro membro da família!
Nós do CMM – Centro Médico Martins queremos estar com você, participando deste grande momento. Conte com nossa equipe de Obstetrícia para esclarecer suas dúvidas.
Agende uma consulta:
Unidade Itaquera:
Rua Santa Marcelina 240 – Vila Carmosina – São Paulo, SP 08270-070
Telefone : (11) 2535-0395
Whatsapp: (11) 95058-5554
Unidade Anália Franco:
Avenida Regente Feijó 944 – Sala 410b – São Paulo, SP 03342-000
Telefone : (11) 2671-1037
Whatsapp: (11) 95058-5554