As dores no joelho não fazem distinção, podem afetar pessoas de diferentes idades e por motivos diversos. As principais causas são preparo físico ruim, excesso de peso, lesões esportivas, desgaste da articulação e problemas estruturais.
As razões da dor, os tratamentos e a prevenção são variadas porque envolvem uma das mais complexas articulações do corpo humano. O joelho tem vários ligamentos, como os cruzados e os colaterais; dois meniscos, lateral e o medial; a cartilagem articular; e a membrana responsável por lubrificar as articulações.
Alguns problemas são mais comuns entre pessoas mais velhas. A artrose, por exemplo, é uma doença inflamatória e degenerativa, que acontece em idosos devido ao desgaste das articulações. Mas os mais jovens também podem sofrer com isso, por genética, obesidade ou sequelas de traumas anteriores.
O excesso de atividades físicas e o sedentarismo também são causas de dores no joelho. Os exercícios de alta intensidade e o exagero nos treinamentos podem gerar sobrecarga, e os riscos de lesão aumentam quando há algum tipo de problema estrutural no corpo, como uma perna um pouco mais curta que a outra ou joelhos desalinhados.
Por outro lado, quem não faz nenhum tipo de atividade, além de aumentar a chance de obesidade, perde a força na musculatura; com isso, pequenos esforços do cotidiano, como subir escadas ou caminhar, podem sobrecarregar a articulação e fazer com que a dor no joelho apareça.
Aí você pode se perguntar: fazer ou não fazer exercícios físicos? A resposta é objetiva: faça! Mas procure a ajuda de um especialista para orientar a frequência e a intensidade corretas. Nunca esqueça de fazer alongamentos antes e depois dos treinos. E a escolha do calçado também é fundamental para prevenir dores no joelho. O ortopedista é capaz de avaliar qual é o tipo de tênis ideal para você.
COMO TRATAR DOR NO JOELHO
O tratamento da dor no joelho depende da causa, que só pode ser descoberta após consulta com um ortopedista e a realização dos exames necessários. Apesar de alguns sites indicarem medicamentos contra as dores, nunca se automedique e não mude as doses recomendadas pelo médico sem antes consultá-lo. Existem, porém, algumas formas para tentar reduzir os incômodos.
Veja 5 dicas para aliviar as dores no joelho:
1 – Aplique gelo no joelho dolorido durante mais de 15 minutos;
2 – Para reduzir o inchaço, mantenha o joelho levantado pelo máximo de tempo possível;
3 – Evite ficar sentado numa mesma posição durante muito tempo;
4 – Quando deitar, para melhorar a circulação, coloque uma almofada ou travesseiro embaixo ou entre os joelhos;
5 – Evite atividades como sustentação de peso, que podem agravar as dores.
Se você sentir seu joelho dolorido durante um período maior que três dias ou com uma frequência constante, procure um especialista para avaliar as causas e definir o tratamento correto.
O CMM – Centro Médico Martins conta com uma equipe de ortopedistas prontos para tirar suas dúvidas e te oferecer um atendimento personalizado. Entre em contato:
Agende uma consulta:
Unidade Itaquera:
Rua Santa Marcelina 240 – Vila Carmosina – São Paulo, SP 08270-070
Telefone : (11) 2535-0395
Whatsapp: (11) 95058-5554
Unidade Anália Franco:
Avenida Regente Feijó 944 – Sala 410b – São Paulo, SP 03342-000
Telefone : (11) 2671-1037
Whatsapp: (11) 95058-5554