De acordo com as pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é a responsável por quase 48% dos casos de cegueira no mundo, principalmente nos idosos.
Catarata é o nome que se dá para o envelhecimento do cristalino, a chamada “lente dos olhos”. Esta lente é composta por água e proteínas que, em conjunto, auxiliam que a luz atravesse esta estrutura de forma nítida. Ao longo dos anos, algumas transformações acontecem fazendo com que o cristalino engrosse e perca a transparência, favorecendo assim o surgimento da catarata.
Esta doença pode causar ou não prejuízos à visão ao longo da vida ou até mesmo no nascimento, de maneira congênita. Além disso, outros fatores como diabetes, uso de colírios ou medicamentos com corticoides, infecção ocular e tabagismo também podem ser associadas.
TIPOS DE CATARATA
Existem diferentes tipos de catarata, divididos em de acordo com o fator que levou ao desenvolvimento da doença:
- Catarata congênita: surge logo quando a criança nasce e se desenvolve durante seus seis primeiros meses de vida, podendo afetar um ou dois olhos ao mesmo tempo. Ela acontece normalmente por conta de infecções durante o início da gestação;
- Catarata adquirida: desenvolve-se normalmente depois dos 65 anos, com progressão lenta e geralmente nos dois olhos. Esta doença pode evoluir mais rapidamente caso o idoso tenha diabetes, o que agrava ainda mais o problema. A causada por medicamentos acontece após o uso prolongado de corticoides;
- Catarata traumática: estes casos ocorrem após uma lesão no olho, um trauma na região ocular. Após o momento da lesão, pode levar anos até o aparecimento da doença.
SINTOMAS DA CATARATA
Diminuição da visão, sensibilidade à luz e alteração das cores são sintomas que podem surgir juntos ou separados, de maneira lenta e gradual. Em certos casos, demora-se anos para identificar estas alterações, e nem mesmo os portadores da doença conseguem ter essa percepção em sua fase inicial, por isso o oftalmologista precisa ser consultado regularmente.
CATARATA TEM CURA?
Sim. A catarata pode ser curada por meio de procedimentos cirúrgicos, dependendo de sua criticidade. Em casos mais leves, o uso de óculos de leitura ou de sol podem aliviar os sintomas. Quando se trata da catarata congênita, o tratamento precisa ser feito o mais rápido possível para evitar o comprometimento total da visão ou outros problemas de oculares durante o crescimento.
COMO PREVINIR
Não é possível evitar a genética e nem o envelhecimento, mas é possível tomar algumas medidas preventivas para não desenvolver o risco de catarata. Evite fumar e beber, expor-se à radiação ultravioleta, principalmente a UVB, proteger os olhos das telas de computadores, celulares e TVs, manter uma alimentação saudável rica em Vitamina C e E, folhas e legumes escuros e praticar exercícios regularmente.
Conte com nossa equipe de especialistas em Oftalmologia. Nós do CMM – Centro Médico Martins estaremos à disposição para esclarecermos suas dúvidas.
Agende uma consulta:
Unidade Itaquera:
Rua Santa Marcelina 240 – Vila Carmosina – São Paulo, SP 08270-070
Telefone : (11) 2535-0395
Whatsapp: (11) 95058-5554
Unidade Anália Franco:
Avenida Regente Feijó 944 – Sala 410b – São Paulo, SP 03342-000
Telefone : (11) 2671-1037
Whatsapp: (11) 95058-5554