A osteofitose – ou bico de papagaio – como é popularmente chamada, trata-se da saliência óssea que cresce junto à coluna ou em torno das articulações, principalmente na zona da cervical e lombar. Não tem nada a ver com o animal, mas o nome se dá por conta da semelhança com o bico da ave, apresentando uma forma de “gancho”, ao vê-lo através do raio-x.
Ele ocorre devido ao desgaste do disco intervertebral, cuja função principal é estabilizar e absorver impactos na coluna. Quando o disco desgasta, ele perde a capacidade e o organismo como forma de defesa, produz mais osso entre as vértebras para proteger e estabilizar a coluna.
CAUSAS
As causas podem variar, porém a principal delas é a idade. Além do desgaste natural, o bico de papagaio deve-se a má postura do indivíduo, principalmente hoje em dia como o modo que olhamos o celular, excesso de peso, tensão e o sedentarismo. Traumas sofridos na coluna e doenças reumáticas podem também associar-se ao aparecimento dessa lesão.
SINTOMAS
Se você sente fortes dores nas costas que irradiem para as coxas, principalmente quando se movimenta, pode ser um indício. Sensações de formigamento nas pernas e na região da lombar ou nos braços e diminuição da força muscular também são sintomas dos quais é preciso ficar atento.
COMO EVITAR
Para evitar o bico de papagaio, é importante se atentar ao máximo com a postura corporal, como por exemplo, manter o computador e o celular na altura dos olhos, sem que a coluna cervical seja forçada, observando se sua cadeira tem costas retas, assento ajustável, apoio de braços e seja giratória.
Praticar exercícios físicos regularmente, além de ajudar a perder peso, também auxilia no fortalecimento da musculatura e melhora a flexibilidade. Alongamentos ao decorrer do dia, principalmente quando a pessoa trabalha por muitas horas sentada.
DIFERENÇA ENTRE BICO DE PAPAGAIO E HÉRNIA DE DISCO
Basicamente, o bico de papagaio é um crescimento ósseo anormal entre duas vértebras da coluna vertebral, enquanto a hérnia de disco é uma patologia que atinge os discos entre as vértebras. Dentro desses discos existe uma substância chamada núcleo. Com o passar do tempo e o desgaste do disco faz com que o núcleo “escape” e se choque com os nervos da coluna causando dores.
PROCURE NOSSOS ESPECIALISTAS
O tratamento para bico de papagaio vai ser recomendado de acordo com a causa do problema. O profissional poderá receitar medicamentos, além de encaminhamento para sessões de fisioterapia e RPG.
A avaliação médica é de extrema importância para um diagnóstico correto. Ao conversar com o especialista, conte sobre sua rotina, relate sobre as características de sua dor, quando surgiu, se dói constantemente, se é leve ou intensa e se sente somente ao fazer algum tipo de movimento.
Por isso, nós do CMM – Centro Médico Martins contamos com nossa equipe de Ortopedia à disposição para diagnosticar e indicar o melhor tratamento para suas dores!
Agende uma consulta:
Unidade Anália Franco:
Avenida Regente Feijó 944 – Sala 410b – São Paulo, SP 03342-000
Telefone : (11) 2671-1037
Whatsapp: (11) 95058-5554