Para alguns, um simples acessório. Para outros, um item indispensável. E para muitos, motivo de dúvida. Cada vez mais populares, as lentes de contato são usadas para corrigir problemas oculares, como hipermetropia, miopia, astigmatismo e presbiopia. São também opções estéticas, para mudar a cor natural dos olhos ou disfarçar problemas.
A opção pelas lentes de contato pode trazer mais conforto no dia a dia. Porém, isso não invalida a necessidade do ‘bom e velho’ par de óculos, pois na maioria dos casos relacionados aos problemas de visão é recomendado que o uso seja alternado.
Com os cuidados necessários, as lentes são extremamente benéficas. Ao contrário dos óculos, elas não atrapalham o campo de visão, e não correm o risco de cair e quebrar.
Mas em todos os casos e situações, usar lentes de contato deve ser tratado como uma opção médica. Não é recomendado comprar o produto por conta própria, pois mesmo as lentes coloridas, sem grau, oferecem riscos quando utilizadas de forma incorreta ou sem orientação de um oftalmologista.
Para encontrar a melhor lente, é importante entender a correção visual que você precisa e adaptar isso ao seu estilo de vida.
QUEM PODE USAR LENTES DE CONTATO?
A maioria das pessoas pode usar lentes de contato! Mas é fundamental consultar um oftalmologista antes de iniciar o uso. Só o médico é capaz de realizar exames detalhados para determinar o modelo correto, e se os olhos se adaptariam bem. Alergias, infecções e secura ocular são problemas que dificultam a aceitação às lentes.
As grávidas, por exemplo, tem chance de apresentar um desconforto. Com as alterações hormonais do período da gestação, a lubrificação dos olhos pode ficar comprometida e gerar incômodo.
O uso de lentes de contato é permitido para crianças e adolescentes? Sim! A verdade é que não há uma idade mínima recomendada, só é importante saber se o jovem tem condições de assumir os cuidados mínimos necessários, como a higienização.
QUANDO USAR LENTES DE CONTATO?
Além do uso para fins estéticos, as lentes de contato são uma boa opção para corrigir os seguintes problemas oculares:
- Miopia: dificuldades para enxergar de longe; nesse caso, as lentes de contato servem para direcionar melhor a luz para a retina.
- Hipermetropia: dificuldades para enxergar de perto; essas lentes são mais grossas no centro e mais finas nas bordas, a fim de focar a imagem corretamente na retina.
- Astigmatismo: dificuldade que causa visão borrada ou distorcida a qualquer distância; conhecidas como lentes tóricas, se adaptam às diferenças individuais dos olhos.
- Presbiopia: é a chamada vista cansada, afeta a maioria das pessoas depois dos 40 anos e indica dificuldade em focar a visão em objetos próximos; lentes multifocais podem corrigir o problema.
Você sofre com algum tipo de problema ocular e pensa em usar lentes de contato?
Então entre em contato com o CMM – Centro Médico Martins e conte com uma equipe de oftalmologistas prontos para tirar suas dúvidas e te oferecer um atendimento personalizado:
Agende uma consulta:
Unidade Itaquera:
Rua Santa Marcelina 240 – Vila Carmosina – São Paulo, SP 08270-070
Telefone : (11) 2535-0395
Whatsapp: (11) 95058-5554
Unidade Anália Franco:
Avenida Regente Feijó 944 – Sala 410b – São Paulo, SP 03342-000
Telefone : (11) 2671-1037
Whatsapp: (11) 95058-5554