Comum entre as mulheres, os ovários policísticos são vários pequenos cistos que aparecem por conta de distúrbios hormonais, que aumentam a concentração de testosterona na corrente sanguínea da mulher. Este desiquilíbrio hormonal relacionado com a ovulação é capaz de causar irregularidades na menstruação e problemas para engravidar.
Os sinais desta doença começam a se manifestar ainda na adolescência, mas também podem surgir ainda antes da menarca. Sintomas como menstruação irregular, aumento de peso, quantidade de pelos no corpo, acne e enfraquecimento dos fios e queda de cabelos podem indicar a presença dos ovários policísticos.
Em alguns casos mais graves, pode até causar diabetes, doenças cardiovasculares e infertilidade.
Por ser crônica, a doença não pode ser curada. Mas há tratamento. É possível identificar os ovários policísticos por meio de exames clínicos, ultrassom ginecológico e exames laboratoriais.
TRATAMENTO
O tratamento dependerá dos sintomas que a mulher apresentar e do que ela pretende fazer no futuro. Após a consulta com o ginecologista, cabe ao profissional avaliar qual o melhor tratamento a ser seguido, sabendo as intenções da mulher no futuro, como por exemplo, se deseja ou não engravidar.
Os principais tratamentos são os anticoncepcionais orais, antiabetogênicos orais – caso a paciente esteja com resistência insulínica. Além disso, para reduzir os sintomas dos ovários policísticos, a mulher deverá adotar novos hábitos de vida, como dietas e atividade física.
Caso a paciente tenha interesse em engravidar, o médico indicará a indução da ovulação, mas não sem antes afastar outras causas de infertilidade.
CISTOS NOS OVÁRIOS X OVÁRIOS POLICÍSTICOS
Ter cistos nos ovários nem sempre indica que a mulher tenha a Síndrome dos Ovários Policísticos. Existem tipos de cistos ovarianos que fazem parte do processo normal do ciclo ovulatório da mulher que não provocam sintomas e desaparecem de forma espontânea.
É por isso que nós, do CMM – Centro Médico Martins, contamos com uma equipe especializada em Ginecologia que estará à disposição para esclarecer essas e outras dúvidas sobre o assunto.
Agende uma consulta:
Unidade Itaquera:
Rua Santa Marcelina 240 – Vila Carmosina – São Paulo, SP 08270-070
Telefone : (11) 2535-0395
Whatsapp: (11) 95058-5554
Unidade Anália Franco:
Avenida Regente Feijó 944 – Sala 410b – São Paulo, SP 03342-000
Telefone : (11) 2671-1037
Whatsapp: (11) 95058-5554