A Infecção do Trato Urinário (ITU), conhecida apenas como infecção urinária, é uma doença que afeta qualquer parte do aparelho, desde os rins, a bexiga, até a uretra.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30% das mulheres apresentarão esse tipo de infecção em algum momento da vida. Embora possa afetar pessoas de ambos os sexos, é mais comum para o sexo feminino devido aos fatores anatômicos.
Existem três tipos de infecção urinária: quando afeta os rins, recebe o nome de pielonefrite; quando acomete a bexiga, chama-se cistite; quando atinge a uretra é chamado de uretrite. Na maioria dos casos, a bactéria responsável por esse tipo de doença é a Escherichia Coli, presente na flora intestinal.
QUANDO OCORRE A INFECÇÃO?
Infecções urinárias ocorrem quando as bactérias entram no trato urinário através da uretra e começam a se multiplicar na bexiga. No homem, a doença tem como fator de risco a pouca ingestão de água ou prisão de ventre, além da prática de sexo sem camisinha, o que aumenta a chance de contaminação.
Já na mulher, a proliferação da bactéria ocorre por conta da uretra mais curta e mais próxima ao ânus, principalmente por maus hábitos de higiene após defecar ou urinar.
SINTOMAS
Para se ter o diagnóstico da infecção urinária, o paciente precisa relatar seus sintomas e realizar exames como a cultura de urina, onde é possível identificar a quantidade de bactérias presentes na amostra coletada.
Entre as principais manifestações que o paciente pode apresentar são:
● dor e ardência ao urinar;
● vontade frequente de fazer xixi;
● urina com mau odor e coloração alterada;
● urina com sangue (em alguns casos).
COMO PREVINIR
Para evitar a infecção urinária, é necessário adotar algumas medidas no dia a dia, como por exemplo:
● Beber muito líquido;
● Urinar após relações sexuais;
● Não segurar o xixi;
● Usar camisinha;
● Evitar usar sabonetes íntimos com muita frequência;
● Cuidado com a higiene após o uso do banheiro.
Em muitos casos, o tratamento dependerá do tipo e da gravidade da infecção. Por isso, caso você apresente alguns dos sintomas como ardência ao urinar, dores pélvicas e necessidade de fazer xixi frequentemente, procure o CMM – Centro Médico Martins.
Contamos com uma equipe de Urologistas especializados para esclarecer suas dúvidas e lhe indicar os melhores tipos de tratamento e acompanhamento.
Agende uma consulta:
Unidade Itaquera:
Rua Santa Marcelina 240 – Vila Carmosina – São Paulo, SP 08270-070
Telefone : (11) 2535-0395
Whatsapp: (11) 95058-5554
Unidade Anália Franco:
Avenida Regente Feijó 944 – Sala 410b – São Paulo, SP 03342-000
Telefone : (11) 2671-1037
Whatsapp: (11) 95058-5554