Você sabia que existem mais de 150 tipos de dores de cabeça? Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBF), 70% da população brasileira sofre desse mal.
A cefaleia é um termo técnico para dores de cabeça e suas características podem ser divididas em primárias ou secundárias. As dores de cabeça primárias são aquelas em que a própria dor é a doença, como por exemplo, a enxaqueca. Já as secundárias são causadas por outras situações mais sérias, como um acidente vascular cerebral.
É importante entender as características mais comuns e saber descrevê-las para que seu médico possa auxiliar no melhor tratamento. Informações como localização da dor, duração e frequência, além de histórico familiar, servem para que o especialista chegue à um diagnóstico mais preciso.
TIPOS DE DORES DE CABEÇA
Enxaqueca: Caracteriza-se por uma dor de cabeça intensa e pulsante, que pode causar náuseas, vômitos, tonturas e sensibilidade à luz solar.
Ela tem uma duração média de 3 horas, mas em alguns casos pode permanecer durante 72 horas e geralmente incide mais sobre um lado da cabeça, podendo também prejudicar a visão e causar sensibilidade a certos cheiros e dificuldade de concentração.
Dor de cabeça tensional: É causada pela rigidez dos músculos do pescoço, costas ou couro cabeludo, que pode ser causado por má postura, estresse, ansiedade ou quando dormimos com uma má posição. O sintoma mais comum da cefaleia tensional é uma espécie de pressão. A dor chega afetar os dois lados na nuca ou na testa e os ombros, pescoço e couro cabeludo ficam sensíveis.
Cefaleia em salvas: É um tipo menos comum, mais presente em homens. A dor acontece apenas de um lado da cabeça, com duração de cerca de 30 minutos até 2 horas. Seus sintomas são olho vermelho unilateral, olho caído, lacrimejamento e congestão nasal.
Já as dores de cabeça secundárias, que precisam ser investigadas mais a fundo, são aquelas que se manifestam por alguma doença. As mais comuns são ruptura de aneurisma intracraniano, pós-trauma de crânio, trombose venosa cerebral e tumores cerebrais.
COMO PREVINIR
Uma dor de cabeça constante e frequente também pode ter como causa fatores emocionais e psicológicos, como situações de ansiedade, estresse, barulho, falta de sono e má alimentação. Portanto, pratique atividades físicas, mantenha uma dieta equilibrada, procure dormir bem, beba muita água e procure um médico neurologista.
Nós, do CMM – Centro Médico Martins, contamos com uma equipe especializada que poderá fazer uma avaliação completa da sua dor de cabeça na tentativa de identificar a causa. Além disso, poderá fazer o correto diagnóstico e indicar o melhor tratamento para o seu caso.
Agende uma consulta:
Unidade Itaquera:
Rua Santa Marcelina 240 – Vila Carmosina – São Paulo, SP 08270-070
Telefone : (11) 2535-0395
Whatsapp: (11) 95058-5554
Unidade Anália Franco:
Avenida Regente Feijó 944 – Sala 410b – São Paulo, SP 03342-000
Telefone : (11) 2671-1037
Whatsapp: (11) 95058-5554